PROPOSTA PEDAGÓGICA

Berçário I e II (de 0 a 2 anos)

Proposta pedagógica: Necessidades pessoais (Afeto, sono, alimentação, higiene e estimulação) para o desenvolvimento global da criança.

A identidade da criança nesta faixa etária está no círculo de pessoas com quem interagem no início de sua vida (Ex.:Família; estabelecem fortes vínculos decorrentes dessa relação afetiva). Pouco a pouco, outros adultos vão se incorporando através de novos vínculos (Ex.:Educadores; estarão diariamente oferecendo afeto, segurança, conforto, alimento, cuidados, assim como irão compartilhar jogos, músicas e brincadeiras).

Mini-maternal (de 2 a 3 anos)

Proposta pedagógica: Desenvolvimento integral da criança

Nesta fase visamos o desenvolvimento integral da criança em todo seus aspectos, respeitando a faixa etária e sua individualidade. Aqui o lúdico(jogos,histórias,músicas e brincadeiras) permitirão que as crianças explorem o ambiente possibilitando descobertas.

O material didático será apenas um complemento de toda ação pedagógica, pois o professor será o mediador de todo o trabalho desenvolvido e os pais poderão acompanhar via agenda algumas das atividades propostas.

Maternal (de 3 a 4 anos)

Proposta Pedagógica: Responsabilidade com pertences e amigos, regras e rotinas.

Nesta faixa etária o aluno já começa a enfrentar um novo meio social com novas regras e rotinas, pois os vínculos com os adultos já estão mais desenvolvidos, já transmitem confiança, conhecimento do certo/errado, valores e apresentam mudanças no comportamento.

Já possuem controle esfincteriano, podendo assim atuar de forma mais autônoma sempre com a observação do professor. Conseguem também expressar suas emoções, através dos jogos e brincadeiras entre outras situações de aprendizagens. A linguagem oral (fala) tem uma mudança considerável em todo seu desenvolvimento.

Jardim I(de 4 a 5 anos)

Proposta pedagógica: Desenvolvimento da criança nos principais conceitos: corporal(atividades físicas), motor, oral(incentivo da linguagem como forma de comunicação) e letramento(vogais e números).

Nesta fase o aluno começa a ter um contato maior com a parte oral e escrita. O professor utilizará o material didático com jogos e brincadeiras ajudando o aluno a desenvolver suas potencialidades, buscando a autonomia dentro de qualquer área do conhecimento, capacitando-os a elaborar seus comentários, estimulando o trabalho em grupo estabelecendo vínculos entre a escola e a família.

Jardim II (de 5 a 6 anos incompletos)

Proposta Pedagógica:  Pré – alfabetização

Nesta faixa etária priorizamos a coordenação motora, linguagem oral e escrita, raciocínio lógico e domínio das quantidades numéricas, continuando a utilizar a linguagem oral como meio de comunicação e integração social, expressar seus conhecimentos tornando-se mais confiante em si mesmo formando hábitos sadios mantendo as relações com a escola e a família.

O professor será sempre o mediador, visando ajudar o aluno a construir todo esse processo de ensino e aprendizagem de maneira prazerosa e agradável, pois todo conteúdo inserido (concreto para o abstrato) através das experiências diárias, será guardado para vida toda ao contrário dos conteúdos decorados e transmitidos somente para cumprir um planejamento.

A participação dos pais principalmente nesta fase (jardim I e II) é de grande importância para o aprendizado do aluno.

Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Proposta Pedagógica: Desenvolver a capacidade de aprender tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades, formação de atitudes e valores.

Agora com mais uma modalidade, criando condições para que os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental desenvolvam como meios básicos o pleno domínio da leitura, escrita e cálculo, propiciando a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores fundamentais para a sociedade, fortalecendo os vínculos de família e laços de solidariedade humana.

FALE COM A GENTE

Fale com a Gente!